A Polícia Militar dominou as manchetes deste domingo.O Diário do Pará divulgou o número de coronéis que tiveram seus pedidos de transferência para a reserva aceitos.Só foi descuidado no verbo utilizado na chamada,pois a governadora não mandou, e sim despachou os pedidos.A polêmica desses pedidos gira em torno da revogação ou não do adicional de 35% que os oficiais recebem ao ir para a reserva.Trazendo o posicionamento do governo e da PM,a matéria da página A-10 amostra um indício de crise, pois o Secretário de Governo Carlos Putty nega o decreto,mas há depoimentos de oficiais que dão como certa a perda do benefício. Ao todo foram 17 pedidos de coronéis,o jornal lista os 13 aceitos,mas esqueceu os 4 que foram negados e principalmente o motivo.
/
O Diário deu bom espaço para a UFPA.Em seu editorial,discutiu a possibilidade do próximo Fórum Social Mundial ser nas suas imediações e traz uma entrevista com o reitor Alex Fiúza,que relembrou e comemorou os 50 anos da primeira universidade da região amazônica sem esquecer de abordar assuntos delicados,como a ocupação da reitoria há poucos dias e a chegada da política de cotas no ingresso à instituiçãoem 2008. Sobre as matérias a respeito do atraso no vôos causados pela crise aérea no país,seria bom se os jornais locais começassem a dar números mais claros,pois o leitor fica perdido com informações como a da página a-10 de que "Seis vôos atrasaram essa madrugada". O que isso representa?Quantos não atrasaram?Perguntas simples que um número percentual resolve.
/
O jornal Liberal faz um alerta em sua manchete sobre a operação de desocupação que a PM começou semana passada no interior do estado para cumprir 49 mandatos de reintegração de posse de terra.Entretanto,o jornal trouxe apenas uma entrevista com o diretor do MST estadual Ulisses Manaças e esqueceu a posição do Governo que foi citado várias vezes pela reportagem.
/
Em uma entrevista no caderno "Poder" sobre a crise no senado, o jornal conversa com dois caciques da política nacional, os senadores Jefferson Peres(PDT-AM) e Pedro Simon (PMDB-RS).Talvez a chamada dizendo que eles são "exemplos no congresso" seja um pouco excessiva,mas por serem oposição,se tornam peças úteis para o acompanhamento do caso. No mesmo caderno,há um balanço da atuação dos deputados da bancada paraense sobre o plebiscito no congresso sobre a realização de uma consulta popular para legalizar ou não o aborto.
/
Ainda na capa,o Liberal mostra alguns números do MEC sobre a situação das escolas do estado. A matéria da página A-6 traz um ranking da melhores e piores escolas,aponta problemas crônicos como a falta de verbas do governo estadual e cita bons exemplos de escolas que souberam priorizar investimentos e conseguiram bons resultados.
Doce verão...
Os dois jornais vieram com matérias sobre o início do verão,mas os elogios do poster ficam para o Diário que alertou os banhistas sobre a proteção da pela e sobre os riscos de afogamento no litoral, e não apenas se limitou a falar sobre moda-praia como o Liberal.
/
De resto,apenas a falta de desculpas para o atraso na atualização do blog e a promessa de que,bronzeado,o poster será mais produtivo em julho.Abraço e até amanhã.
por Hyury Potter