segunda-feira, julho 02, 2007

Opinião: Segunda 02/07/07

Como o esperado, as capas da segunda vieram com grande destaque para o futebol. Não vou comentar o jogo, pois as mesas de bares já o fazem com bastante maestria. No entanto, entre as duas fotos, a da capa do Liberal ficou mais leve e simbólica. Sem contar o fato que homem chupando o dedo não agrada em nada o poster. Ainda sobre fotos, o Diário usou uma boa foto do encalhe de um barco no interior do estado para complementar uma chamada. O Liberal preferiu colocar o presidente Lula e sua esposa com trajes juninos com uma chamada maldosa para a matéria, pois deu destaque para o fato do presidente do senado Renan Calheiros (PMDB-AL) não ter sido convidado para o Arraial da Granja do Torto e diminuiu a fonte para informar que nenhum outro parlamentar foi convidado. A festa deve ter sido chata: a quadrilha ficou toda no planalto.
O Diário não mostrou números percentuais do caos aéreo em belém. Não precisou, pois deu ênfase na manchete a Belém ter sido o local com mais vôos atrasados percentualmente no país. Segundo os números, mais de 70% dos vôos foram alterados. O assunto é grave e merecia mais destaque do Liberal, que fez uma pequena chamada na sua capa, e ainda assim confusa: "Apagão aéreo volta a ser tormento". O problema do caos aéreo no país não recomeçou ontem e sim há mais de uma semana.
A matéria da manchete do jornal Liberal sobre os gastos com a violência no país teve boa contextualização e mereceu o destaque. No entanto, o jornal foi mencionar apenas hoje a questão da perda dos benefícios dos PMs, e ainda assim, sem grandes novidades.
Os números dos dois jornais sobre acidentes na estrada esse fim de semana foram diferentes. Talvez a hora do fechamento dos jornais tenha influenciado na apuração desse número, o que explicaria o Diário dar 34 acidentes e o Liberal 38. Ou então faltou atenção na casa dos Barbalhos.
O poster sempre se faz uma pergunta quando chega no trabalho: "Por que tem tantas letras atrapalhando a foto da mulher pelada na capa do 'Amazônia Jornal' hoje?".
por Hyury Potter

Nenhum comentário: