terça-feira, janeiro 23, 2007

Opinião: Terça 23/01/07

Os dois jornais deram grande destaque para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que é um pacote de investimentos em setores estratégicos para o desenvolvimento do país feito pelo governo Lula. Apesar de Diário e Liberal usarem basicamente a Agência Estado como fonte, o teor dos jornais divergiu novamente.
O Diário vê com otimismo o pacote do governo federal e traz na capa um mapa bem explicativo com indicações de onde serão feitos os investimentos no estado. O caderno 'Brasil Hoje' foi praticamente todo preenchido com esse assunto, mas faltou uma análise mais crítica sobre o programa. Faltou também o jornal cobrir a revolta de alguns moradores do bairro Curuçambá em Ananindeua, assunto que teve foto na capa do jornal Liberal.
O Liberal foca no ajuste fiscal que o pacote propõe, que amarra o aumento do salário mínimo ao PIB e à inflação de dois anos antes. No caderno 'Poder', um tom mais crítico sobre as somas e medidas do programa. O 'Poder' ainda traz uma matéria interessante sobre o PAC e o projeto 'Avança Brasil' do governo FHC em 1999, que tinha o mesmo objetivo desenvolvimentista do atual projeto lulista, refutando as declarações da Ministra Dilma Rousseff sobre a originalidade do projeto. O jornal também coloca depoimentos, contra e a favor, de alguns governadores sobre o PAC.
Ainda no jornal Liberal, o repórter 70 nomeia o candidato da coligação PT/PMDB à presidência da Assembléia Legislativa do Estado como Domingos 'Cheio-de-Processos' Juvenil, devido aos processos por irregularidades administrativas do ex-prefeito de Altamira. Mesmo se confirmadas as acusações, não cabe ao jornal tal tratamento a um deputado. Por outro lado, o Diário também errou ao ignorar os processos respondidos por Domingos Juvenil.
por Hyury Potter

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse é um ótimo exercício, comaprar a primeira página. E olha lá como o PG serve para desviar a atenção de conteúdo mais relevantes. A sequencia de fotos em ambas as páginas são truques muito eficazes.

ps. Hey, Potter, a Terceira Margem nem chegou à papel e já é blog! Chique! ;D

Terceira Margem disse...

Agora sim posso dizer q o blog é internacional,temos leitores até na terra do macarrão...hehehe.Boa observação sobre a sequência de fotos.

forte abraço e saudades.


Hyury