quinta-feira, janeiro 04, 2007

Um breve guia ou aviso aos navegantes

A rigor, hoje não somos ombudsmans, e isso facilita nosso trabalho. No entanto, em sua essência, e conceito original, somos. O termo foi originado na Suécia em 1809 e significa representante da nação. Nos países escandinavos designa ser o ouvidor-geral (função pública criada para canalizar problemas e reclamações da população). Na imprensa, o termo é utilizado para nomear o representante dos leitores dentro de um jornal. A função de ombudsman de imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60. Chegou ao Brasil em 89 com o jornal Folha de SP.

Não somos contratados, e isso nos tira do conceito criado nos anos 60 pela imprensa americana, mas prestamos um serviço aos leitores dos jornais que serão analisados, e estamos dispostos a ouvir o chamado dos mais atentos, seja para críticas ou para elogios. E isso nos credencia a ser ombudsman, mas em seu conceito primeiro, criado no início do século XIX na Suécia.

Não será encontrada nenhuma verdade absoluta nesta casa, pois toda verdade é passível de discussão, e isto encontraremos aqui, canais dispostos ao diálogo: tanto ao leitor quanto ao jornal impresso tratado.

Diariamente o nosso leitor/colaborador terá um texto com uma análise sobre os dois maiores jornais diários locais, O Liberal e Diário do Pará, e quinzenalmente sobre o Jornal Pessoal. O blog também tem espaço para artigos, entrevistas e matérias, sempre sobre o campo midiático. Sejam bem vindos a este lado do rio, e boa leitura. por Hyury Potter Ouvidores: Cristiane Oliveira, Hyury Potter e Luís Santana

Um comentário:

Anônimo disse...

Que orgulho! Ta bem...pode parar com essa cara aí de : "Ai meu Deus, o que ela vai falar?!!". Sou a prima do Hyury e quero fazer uma crítica ao blog! ELE NÃO AVISOU NINGUÉM DA FAMILIA SOBRE A EXISTÊNCIA DESTE!
Só pq eu sou microbiologista não quer dizer que eu não goste de jornalismo tá seu feito, chato e bobo? Hehehhe...é, vou fazer vc pagar mico mesmo!
Mas agora sério...adorei a página, não é que vc leva mesmo jeito p negócio...parabéns e sucesso aí!